Institucional

Institucional

O Centro de Inovação do Cacau, iniciativa do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, faz análises variadas em amêndoas de cacau para ajudar no desenvolvimento do mercado, aproximando compradores de produtores de cacau de qualidade.

O Centro de Inovação do Cacau, inaugurado em março de 2017, faz análises variadas em amêndoas de cacau e chocolate. Trata-se de um laboratório dedicado para fazer análises de amêndoas de cacau, prestando serviços a produtores de variados portes e mesmo à indústria processadora. São testes de qualidade para detectar defeitos, classificar e avaliar a fermentação, medir o nível de acidez, percentual de gordura, índice de oxidação de gordura e vários outros. A partir de setembro, a ideia é ter também análises sensoriais e formulação de chocolates.

Para o mercado, o ganho é o monitoramento da qualidade do cacau brasileiro. Com laudos em mãos, os produtores de boas amêndoas podem pedir preços mais justos por seus produtos no mercado internacional, sem deixá-los cair no caldo grosso das commodities. Além disso, pode ser feito o controle dos lotes, de acordo com as variedades do cacau e o tipo de fermentação das amêndoas, detalhamento que já acontece no mundo do café especial.

Desde 2016, o CIC vem buscando aprimorar seu processo de gestão, tentando implantar uma nova forma de governança que possa aprimorar nossos processos finalísticos e de organização interna. Estamos focados em promover uma revisão constante do nosso Mapa Estratégico, implementar o modelo de Gestão por Resultados, que avalia nosso desempenho por meio dos indicadores estratégicos.

MAPA ESTRATÉGICO DO CENTRO DE INOVAÇÃO DO CACAU

Centro de Inovação do Cacau 2020