Laboratório do Chocolate

Laboratório do Chocolate
(Choco Lab)

O único na região sul da Bahia

Sobre o Choco Lab

Com suas atividades iniciadas em 2017 o Laboratório do Chocolate, único na região sul da Bahia, tem uma papel fundamental no treinamento e educação de profissionais e iniciantes na arte da fabricação de chocolate e derivados, tendo como insumo o cacau do sul da Bahia.

O foco do Choco Lab é a realização de cursos e aulas práticas sobre fabricação de chocolate, pastelaria, confeitaria e práticas culinárias que terão as amêndoas de cacau da nossa região como principal ingrediente.

O Laboratório do Chocolate será proativo no estímulo a inovação de novos produtos e receitas para iniciantes, profissionais, estudantes de nutrição, gastronomia e iniciantes na fabricação de chocolate artesanal ou Bean-to-bar.

Se você possui interesse em vivenciar um pouco sobre o mundo da fabricação de chocolate e seus derivados entre em contato por e-mail, aguardamos sua visita no Centro de Inovação do Cacau.

Nossos Parceiros

Na Laboratório do Chocolate, colaboramos com profissionais do mais alto gabarito, todos comprometidos com o fortalecimento da qualidade do chocolate e cacau brasileiro.

Adriana Reis

Bióloga com mestrado em genética e biologia molecular e doutora em biotecnologia na área de bioprospecção de microrganismos da fermentação de cacau. Tem experiência na área de boas práticas de produção de cacau e chocolate e pós-colheita. Atualmente é gerente de qualidade do CIC – Centro de Inovação do Cacau onde atua na qualificação do cacau do Brasil, auxiliando os produtores a acessar mercados diferenciados.

Biano Alves de Melo Neto

Biano possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – 2005), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – 2007) e Doutorado em Engenharia Industrial na Universidade Federal da Bahia (UFBA – 2016). É professor do Instituto Federal Baiano (IFBAIANO) / Campus Uruçuca – Bahia. Possui experiência na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Cacau e Chocolate, Agroindústria e Processamento de Produtos Regionais.

Claudia Schultz

CEO and founder da CHoKolaH, fábrica de chocolates bean to bar. Socióloga formada pela USP que trabalha com chocolates há mais de 20 anos. Cláudia é autodidata e foi estudar o processamento de cacau quando ainda era estudante de sociologia. O Brasil havia feito a sua primeira exportação de cacau orgânico e ela e um estudante do MIT se voluntariaram para elaborar um plano de negócios para aumentar o valor agregado do cacau dos cooperados da Coopasb. Infelizmente o projeto não foi implantado. Mas Cláudia se apaixonou por tudo aquilo e nunca mais parou de estudar e de trabalhar com chocolates. Fez todos os cursos de chocolate do Ital (Instituto de tecnologia de Alimentos), comprou e leu todos os livros que encontrou pela frente, viajou para a Suiça atrás de mais e mais informações.

“Eu pesquisava e me perguntava sempre porque o Brasil não tem uma cultura do chocolate, porque as nossas fábricas direcionam os seus produtos para o consumo popular, porque temos que importar chocolates de qualidade de países que não plantam cacau”.

Foto: Ricardo D’Ângelo.

Mirian Rocha

Mirian é chef chocolatier com vicência de 10 anos no exterior, com formação em pâtisserie e especialização em chocolaterie pela Le Ecole Ritz Escoffier (Paris).

Ela foi a consultora para vinhos pelo Instituto do Vinho, na Alemanha e criadora dos chocolates da linha Edel & SüB, case de um casamente perfeito entre vinho e chocolate, em Pfalz Alemanha 2008.

De volta ao Brasil, Mirian criou a linha Mirian Rocha Gourmet Chocolat e é proprietaria do Atelier Mirian Rocha Chocolaterie no Rio de Janeiro – Brasil para Criação e Desenvolvimento de linhas exclusivas de Chocolataria.

Weslem Martins de Oliveira

Especialista em Chocolate do Centro de Inovação do Cacau é técnico em alimentos, pelo Instituto Federal Baiano Campus Uruçuca, possui experiência na fabricação de chocolate em escala artesanal é capacitado pela escola de chocolataria chocolate da floresta e pelo Armazém chão de cacau. Atuando na fabricação de trufas e bombons trufados e produção de chocolates artesanais com incrustações de frutas brasileiras. Participou também do festival de chocolate de ilhéus, auxiliando os renomados chefes chocolatiers em suas produções.

Centro de Inovação do Cacau 2020