Serviços

Serviços

O CIC trabalha para que, num futuro próximo, seus laudos sejam reconhecidos internacionalmente e ajudem a validar o selo de Indicação Geográfica de Procedência do cacau do Sul da Bahia.

Todos os resultados obtidos no laboratório do CIC são registrados em um laudo entregue ao produtor, que pode compartilhar as informações com seus clientes e utilizá-la para seguir promovendo melhorias em sua produção.

Serviços oferecidos pelo CIC

O CIC realiza o Teste de Corte, que analisa a presença de defeitos (ardósia, mofo, fumaça, insetos, quebra, umidade etc), teor de umidade, quantificação de impurezas e materiais estranhos na amostra e o grau de fermentação da amêndoa.

Realizamos vários testes físico-quimica relacionados a qualidade da matéria-prima do chocolate tais como perfil de gordura, gordura total, ácidos graxos livres, pH e acidez titulavel em amêndoa de cacau, líquor e chocolate.

Possuímos cabines individuais conforme sugerido pela ASTM (1986) e mesas redondas para avaliação sensorial em grupo. Realizamos testes afetivos (de aceitação, de preferência e de atitude ou intenção) e testes descritivos (perfil de sabor) em amêndoas e derivados de cacau.

Por estarmos instalados dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz, colaboramos com pesquizadores das áreas de tecnologia de alimentos, melhoramento genético e agronomia, microbiologia de alimentos, de economia e de sustentabilidade.

Temos experiência em consultoria no manejo de cacau e boas práticas em colheita, fermentação, secagem e armazenamento da amêndoa de cacau fino e “bulk”.

Para quem é o CIC?

Para pequenos, médios e grandes produtores, processadores e pesquisadores da cadeia do cacau em todo o Brasil.

Sou produtor. Como eu posso utilizar o CIC?

  1.  Acesse a aba Serviços > Requisição de análises e preencha os formulários
  2. Envie/entregue no laboratório a quantidade de amêndoas de cacau referente ao tipo de análise escolhida, separadas e identificadas
  3. Envie/entregue os formulários preenchidos juntamente com as amostras
  4. Efetue o pagamento
  5. Aguarde os resultados
Centro de Inovação do Cacau 2020