Parceiros

Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, criada em 2004, representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores, fomenta a pesquisa, investe na coleta e tabulação de dados, a exemplo do anuário Bahia Florestal. Também desenvolve campanhas de educação ambiental e de conscientização da sociedade e dos agentes de cada elo da cadeia produtiva, com temas que vão desde o uso sustentável da floresta e seus produtos, até as relações de trabalho. Essas ações contribuem para desfazer muitos dos mitos que ainda pesam sobre o setor, e, em contraponto, enfatizam o seu caráter preservacionista e os benefícios sociais que vêm a reboque da chamada Economia Verde, que podem e devem ser compartilhados pelo grande público.

Idealizada com o objetivo inicial de representar os municípios produtores de cacau da região Sul da Bahia, visando defender seus interesses diante do Estado e da União, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. O espaço da associação é também aberto às organizações da sociedade civil para debates de interesses em consonância com o objetivo de traçar estratégias na busca de soluções dos principais problemas regionais.

Nesse contexto, a instituição coleciona uma série de ações visando o desenvolvimento socioeconômico, cultural, administrativo e político a partir da realização de eventos institucionais, com a participação dos servidores públicos, além da execução de projetos e parcerias que vislumbram a união dos municípios.

O Arapyaú é uma associação sem fins lucrativos que está empenhada na promoção do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição se dá pelo desenvolvimento de ações e apoio estratégico, financeiro e de articulação a organizações e grupos que trabalham para o desenvolvimento da economia verde, o aprimoramento da política e suas lideranças e o engajamento da sociedade.

A Broto Incubadora de Biotecnologia é uma iniciativa bi-institucional das Universidades Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que tem como missão desenvolver novos negócios fundamentados em produtos, processos, modelos de negócios e serviços inovadores, naturais e ecologicamente corretos, através do estímulo ao empreendedorismo e a utilização de biotecnologia no estado da Bahia, contribuindo especialmente com o desenvolvimento socioeconômico regional.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica foi criado em 2001 com o objetivo de realizar pesquisas, desenvolver projetos, sistemas e produtos, além de oferecer treinamento e consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e engenharias. Tem forte atuação na indução e viabilização de projetos inovadores voltados para apoiar empresas e governo a alcançarem seus objetivos.

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cuja missão é promover a competitividade e sustentabilidade dos segmentos agropecuário, agroflorestal e agroindustrial, desenvolvendo atividades de pesquisa, extensão rural e ensino agrícola para o desenvolvimento das regiões produtoras de cacau, tendo o cliente como parceiro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). É uma autarquia do Governo Federal e pertence à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), que existe há 105 anos. Com a proposta de contribuir para o desenvolvimento produtivo, social e cultural, o IFBA transforma realidades ao oferecer cursos distribuídos pelo território baiano, levando ensino público, gratuito e de qualidade para 22 cidades do estado.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de Ensino Médio e Superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Sua proposta é levar alternativas às demandas da comunidade, através de ensino, pesquisa e extensão, articulando-se com o mundo do trabalho.

O Instituto Floresta Viva (IFV) concentra sua atuação no Litoral Sul da Bahia, região entre as cidades de Valença e Mucuri, dominada originalmente pela floresta ombrófila densa, ou Mata Atlântica sul baiana, tendo ao oeste as serras do Planalto da Conquista e a leste o Oceano Atlântico. Neste cenário, a organização assume como causa a convivência harmoniosa entre o ser humano e o meio ambiente, pautada na preservação da biodiversidade e na criação de oportunidades de desenvolvimento social.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – M.A.P.A. – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.

O NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica – é uma instância ligada à Reitoria da UESC, que tem por objetivo promover a inovação e a adequada proteção das invenções geradas nos âmbitos interno e externo da UESC e a sua transferência ao setor produtivo, visando integrá-la à comunidade e contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e social da região.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) busca promover espaços de participação e interação entre os agentes do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, a sociedade e o mundo, estimulando a produção de conhecimento, a inovação e o empreendedorismo em todo o Estado. O trabalho da SECTI tem caráter transversal às diversas secretarias, buscando trabalhar em conjunto na solução de problemas comuns.

Com o surgimento em 1995 do Polo de Informática em Ilhéus, incentivos estaduais e federais fizeram da região uma das mais atrativas para implantação de indústrias no setor de informática e eletrônica. Assim, surgiu a necessidade de organização das empresas em um sindicato que pudesse, de forma organizada, representá-las nas discussões e demandas do setor. Dessa maneira, o Sindicato das Indústrias de aparelhos elétricos, eletrônicos, computadores, informática e similares de Ilhéus e Itabuna – SINEC atua visando desenvolver ainda mais o potencial tecnológico da região.

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, situada entre os pólos urbanos de Ilhéus e Itabuna, prezando pela promoção da excelência nos âmbitos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, busca criar programas interativos com empresários, produtores rurais, associações civis, num esforço conjunto para a busca de novas alternativas para o desenvolvimento regional e para solução de problemas vitais para a comunidade. Assim, ela tem por objetivo impactar positivamente o cenário da região sul da Bahia.

A Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB é uma instituição de ensino superior federal no estado da Bahia, Brasil, sendo criada pela lei nº 12.818 de 5 de Junho de 2013. Com a existência de três campi nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, a UFSB busca através de seus sistema de ensino inovador no Brasil a capacitação e o desenvolvimento de recursos humanos com competências essenciais para a realização de mudanças profundas na sociedade a nível regional e nacional.

Através de pesquisa e divulgação que inspiram a ação, o Worldwatch Institute trabalha para acelerar a transição para um mundo sustentável que atenda às necessidades humanas. Os principais objetivos da missão do Instituto são o acesso universal a energia renovável e alimentos nutritivos, a expansão de empregos e desenvolvimento sustentáveis, a transformação de culturas de consumismo em culturas voltadas para sustentabilidade e o fim prematuro do crescimento populacional por meio da reprodução saudável e intencional.

PCSTB - Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia